sexta-feira, 6 de julho de 2007

Primeiramente, o que é ser Nerd!

Existem milhões de definições sobre o que é um Nerd:

- Desciclopédia:
"Nerds são seres estranhos e incomuns. A maioria sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e/ou fobia social. Costumam frequentar convenções de seriados de TV, principalmente os que envolvem Star Trek, Superman e Hamtaro. Não raramente se reunem em alcatéias dentro de Lan Houses, lugares quentes e abafados com vários computadores. Lá, chegam a apresentar um comportamento próximo do masoquismo, ao passar horas seguidas olhando pontinhos coloridos no monitor do computador enquanto aperta furiosamente e compulsivamente os botões do mouse. Os mouses comumente utilizados por nerds têm vida útil muito curta. Devido à exposição prolongada à radiação de monitores de computador, a incidência de miopia entre os nerds é altíssima (97,2%). O resto sofre de outros problemas da visão, tais quais hipermetropia e estrabismo, por isso, todos os nerds usam óculos. "

Segundo uma definição da Lia ( Lia Portocarrero, Nerds Mandam Bem, Revista Eletrônica Mood. Em: http://www.mood.com.br/3a12/nerds.asp): "é aquele cara (ou garota) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar".

Um Nerd não é sempre alguém anti-social (embora muitos sejam), geralmente gosta de computadores (quer trabalhe com eles ou não), videogame e embora muitos tenham a "aprência padrão" de óculos e tal (eu mesmo por exemplo), o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais... tanto faz, tem vários tipos. Não tem um rótulo que dê pra englobar todos.

"Nerds lêem. Nerds pesquisam. Nerds gastam 70% do salário em música. Nerds adquirem conhecimento." Têm um vocabulário maior, ou sabem bastante de história, ou química, ciências em geral ou sei lá mais o que.

Um nerd-padrão (pois como eu disse não dá pra enquadrá-los todos no mesmo saco) tem tesão em conhecer um assunto e em como as coisas funcionam. Geralmente são mais ligados às áreas de ciências e é comum terem desmontado coisas em casa quando pequenos pra ver "o que tinha dentro".

Segundo Paul Graham: "Existe uma forte correlação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Ser esperto parece fazer a pessoa não popular". E eu acho que é bem daí (e do fato de muito nerds terem diferentes graus de dificuldade ou falta de atenção pra relações sociais) que vem a conotação pejorativa.

No geral, um nerd está interessado em fazer o que ele gosta bem. Sua atenção geralmente se volta pra livros ou fenomenos da natureza, não pra festas e moda. Um nerd é um cara empolgado com o que ele gosta!

Fonte: sounerd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário