segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fitness para nerds

Depois de tirar os jogadores do sofá com o Wii, a Nintendo lança um instrutor de ginástica virtual
INOVAÇÃO
Miyamoto e os instrutores na apresentação do Wii Fit. A Nintendo transformou o jogo em instrutor de ginástica

O game Wii Sports, uma coleção de esportes virtuais para o Wii, o revolucionário console de jogos da Nintendo, fez os amantes de videogame assumir uma outra posição diante de seu passatempo favorito. Usando um joystick sensível ao movimento, os 8 milhões de compradores do Wii descobriram que a melhor maneira de vencer esses games é de pé, no centro da sala, reproduzindo os gestos de um esportista em cinco modalidades: tênis, golfe, boliche, boxe e beisebol. O gasto calórico de Wii Sports foi abordado por Época numa experiência de laboratório. Nela, ficou atestada a eficácia, embora moderada, dos exercícios pouco convencionais propiciados pelo videogame.

Aproveitando a boa vontade acumulada em torno de seu console – até mesmo clínicas de recuperação passaram a usar o Wii no

tratamento de pacientes –, na semana passada a Nintendo surpreendeu a imprensa
especializada ao apresentar uma nova idéia revolucionária do artista japonês Shigeru Miyamoto, criador dos games Super Mario e Legend of Zelda. Trata-se de uma plataforma de 2 centímetros de altura, sensível à pressão. O primeiro jogo que se utilizará dela, o Wii Fit, será lançado no primeiro semestre de 2008. Chamada Balance Board, ou tábua de equilíbrio, ela pode ser entendida como nada menos que uma academia de ginástica virtual.

O simpático japonês apresentou três instrutores de condicionamento físico. Sobre a plataforma, ligada ao console Wii por tecnologia sem fio, eles executaram os exercícios propostos para o Wii Fit. Ora alternavam o pé apoiado na plataforma, ora erguiam uma das pernas numa postura de ioga, ora subiam e desciam da plataforma como se ela fosse um aparelho de step.

A grande inovação de Miyamoto foi ter descoberto que o corpo pode enviar sinais a um game simplesmente pela distribuição do peso sobre os pés. O conjunto corpo–plataforma se comporta como um antigo joystick de Atari, um dos primeiros videogames da década de 80. O jogador é o bastão central usado para comandar o jogo. A plataforma é sensível o bastante para saber onde está o centro de equilíbrio do jogador em cada segundo e calcular, a partir daí, a posição de todo o corpo. Com base nessa informação, o Wii Fit promete, em sessões de dez minutos, ajudar a alongar, fazer aeróbica ou aumentar o tônus muscular. O desempenho dos jogadores poderá ser acompanhado em gráficos comparativos por meses. Também está nos planos da Nintendo incluir a possibilidade de controlar jogos tradicionais com a nova plataforma. A Nintendo deu ao videogame mais uma função prática: instrutor de ginástica.

Reportagem original: Revista Época, edição 478, listada em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78049-8055-478,00.html

2 comentários: